Pequeno diálogo sobre responsabilidade individual.

Isabel_ A maioria dos grande empresários é tão vítima do clientelismo quanto o pessoal do Bolsa Família e das cotas, embora com menos desculpas para isso.

Flavio_  O clientelismo nasce da falta de principios dos individuos. Os principios não são apenas Não Roubar.. mas ter responsabilidade sobre o espaço de trabalho, de aprendizado, de formação intelectual e cultural.

Quando ninguem é responsavel por nada, o Estado, a sociedade passam a ser responsáveis por tudo… e se todos dependem do Estado, e da sociedade, somos chantageados em troca de apoio politico: Vote certo! Ou vai perder as oportunidades que criaremos para voce.

Os empresários poderiam sustentar a filosofia politica, de todos os matizes. Para que haja escolha de pensamento. Sustentar o teatro, os livros, o cinema de todos os gostos.. e assim não pagaríamos impostos para manter cultura estatal. A cultura é dever empresarial, individual até e não do Estado.

Isabel_ É obrigação do ser humano e quanto mais poder um ser humano tem, mais obrigações.

Flavio_ O Estado gigante e esse Deus chamado Sociedade.. geram a mentalidade preguiçosa e irresponsável.

Se cada ser humano assumir mais responsabilidade, poderemos então nos livrar dessa entidade vazia, opressiva e sem significado concreto algum: a sociedade.

isabel_ Tenho que entender melhor essa ideia de sociedade…
flavio_ A sociedade é uma fabricação ideológica.. uma idéia forçada, criada para desmoralizar o mito, o herói, a divindade; essas figuras fundamentais  passam a ser apenas ilustraçoes, carros alegóricos das necessidades sociais. A necessidade social é um falso mito, uma falsa divindade, opressiva e destruidora da grandeza humana.  Se voce notar, toda grande arte é anti social. E a sociedade sempre atenta para catalogar esse livro, pintura ou filme  em seus panteões, alguns  sem verba de manutenção no momento ou então recebendo a vista de um ministro.
isabel_  Ah, a sociedade como entidade e não como descrição da realidade?
Flavio_ Qual a diferença?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: